segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A Ascensão de Hitler/ Sebastiâo Lima Rego

O Dr. Sebastião Lima Rego proferiu a 3ª Conferência ACMP no passado dia 25 na nossa Sede. O orador fez-nos viajar pelos finais do século XIX na Áustria, revelando dados familiares do Ditador, origem do apelido, circunstâncias da sua infância, adolescência e adultícia. Curiosamente referiu os muitos insucessos que teve, as várias profissões, desde pintor de rua  operário da construção civil, onde se apresentava de fato e gravata, curiosamente oferecido por um Judeu...
Historicamente, fez um relato pelas circunstâncias económicas e políticas que precederam a 1ª Guerra Mundial e pela participação de Hitler, como Cabo do exército alemão, depois de anteriormente não ter sido aprovado para o exército austríaco.
Relatou aspectos do comportamento de Hitler e da sua personalidade, compatível com perturbação obsessivo compulsiva. Deu-nos um olhar histórico da 1ª Guerra do ponto de vista alemão, que perdeu sem sequer qualquer soldado estrangeiro estivesse em solo alemão. Para a população e para Hitler, a 2ª Guerra Mundial foi a finalização da 1ª, como se só houvesse acontecido uma só Guerra. A rendição pelo Armistício de Versailles foi humilhante e fruto da incapacidade dos políticos alemães, na época.
Esta conferência foi brilhante, tendo o orador iniciado às 21.15 e terminado duas horas depois. A assistência ainda iniciou uma discussão entusiasta, tendo acabado depois da meia noite.



A apresentação do conferencista foi feita por Júlio Pêgo seguindo um resumo elaborado pelo Dr. António Tabuada.

Sem comentários: