quinta-feira, 14 de junho de 2012

Rosa Dias/2ª Conferência ACMP/05/06/2012

Rosa Dias proferiu no ACMP a conferência: Fernando Pessoa, Loucura, Mito e Mistificação perante uma assistência bastante interessada. Esta conferência resultou da síntese dum trabalho de investigação conjunta com a Poetisa Maria do Sameiro Barroso, apresentada públicamente em 2011.
O orador, sobrinho de Fernando Pessoa, historiou o percurso de vida do grande Poeta, a sua vivência familiar e o ambiente em que Pessoa foi criado, principalmente com a sua avó materna, paciente de doença psiquiátrica, com vários internamentos em Rilhafoles, com diagnóstico provável de Psicose Maníaco-Depressiva (hoje denominada Doença Bipolar).
O próprio Pessoa procurou ajuda psicoterapêutica a vários psiquiatras e neurologistas ( Furtado, Egas Moniz e Barahona Fernandes). Do que se sabe, não lhe foi diagnosticada patologia revelante. Na assistência, o Dr. Luiz Gamito, distinto psiquiatra, revelou que estudou aprofundadamente Fernando Pessoa e que também não constactou patologia significativa. De acordo com o sobrinho, realçou que o genial poeta tinha traços obsessivos e um temperamento neurasténico, usando também as próprias palavras do autodiagnóstico feito pelo próprio Pessoa.

A presidente do ACMP, Drª Leonor Duarte, dirigiu esta sessão e promete continuar a convidar várias individualidades da Cultura para enriquecimento cultural do ACMP e dos seus sócios.

Devido ao aproximar das férias, retomaremos o Calendário deste Ciclo de Conferências para Setembro.

PS. O ACMP agradece a Ricardo Roncon o apoio informático da sessão.

Sem comentários: